Smart Cities

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O que são Smart Cities?

Uma smart city é uma cidade com a visão de desenvolvimento urbano conectada à tecnologia da informação e avanços como a internet das coisas.

💡 Utiliza a tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos, para promover o bem-estar das pessoas e o crescimento econômico, sem abrir mão da sustentabilidade.

Essas cidades, segundo a União Europeia, são consideradas inteligentes por fazer o uso estratégico e integrado de infraestrutura, serviços de informação e comunicação para dar respostas às necessidades sociais e economia da sociedade.

Assim, cada Smart Cities conta com suas particularidades, mas todas têm o objetivo em comum de prover aos seus cidadãos uma relação mais fluida, barata, sustentável e inteligente.

O que torna uma cidade inteligente?

Segundo estimativas das Nações Unidas, até 2050 a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas. Não há dúvidas de que as novas demandas por infraestrutura, serviços e economia exigirão grandes mudanças nas cidades.

Nesse caso, o que as cidades inteligentes fazem é buscar, por meio da tecnologia, soluções para esses e outros problemas do dia a dia.

🌃 Mas afinal, o que faz uma cidade ser considerada inteligente?

Para que uma cidade venha a se tornar inteligente é preciso o uso de diferentes sensores eletrônicos para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente. Integrando a tecnologia da informação e comunicação (TIC), utilizando monitoramento com inteligência artificial e vários dispositivos físicos conectados à rede IoT para otimizar a eficiência das operações e serviços da cidade e conectá-los à população.

As cidades inteligentes já são uma realidade no nosso dia a dia. Descubra mais sobre nossas soluções em 👉https://velsis.com.br/solucoes/solucoes-em-mobilidade/

Você tem alguma dúvida sobre cidades inteligentes? Entre em contato conosco https://velsis.com.br/contato/

Veja mais notícias

Notícias

Os benefícios dos radares para a sociedade

Os impactos sociais e econômicos causados pelos  acidentes de trânsito, e os benefícios das soluções de  monitoramento em alta velocidade nas ruas e rodovias do