Compliance e Licitações, por que se importar com isso?

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em 2021 estes dois temas se tornaram ainda mais interligados com a publicação da Lei nº 14.133/2021, também chamada de nova Lei de Licitações.

Esta lei traz expressamente em seu texto o incentivo e, em alguns casos, a obrigatoriedade da implementação de programas de integridade efetivos nas empresas que pretendam realizar licitações com o poder público.

Dentre as diversas inovações trazidas pela normativa, a existência de um programa de compliance se tornou critério indispensável nas contratações de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto, ou seja, acima de R$ 200.000.000 (duzentos milhões de reais). Os altos valores não destinam essa obrigatoriedade somente às grandes empresas, já que leis estaduais e municipais podem definir a implementação de programas de compliance como critério para contratação, a exemplo do Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Os sistemas de integridade também são apresentados como um critério para o desempate, reforçando ainda mais a Importância do compliance efetivo em empresas de qualquer porte. Assim como previsto na Lei Anticorrupção, nome dado à lei n° 12.846/2013, a implementação ou aperfeiçoamento de programas de integridade serão considerados como pontos positivos na eventual aplicação de penalidade e sanções, garantindo menores danos à empresa.

Mesmo não sendo a primeira normativa a apresentar os conceitos de integridade e compliance, a nova Lei de Licitações apresentou parâmetros importantes para incentivo e fomento destas práticas em todo o país, visando a implementação de políticas eficazes e bem-sucedidas no combate a corrupção e atos ilícitos.

Acreditamos que a ética e integridade vão muito além de critérios para o sucesso em licitações e enfatizamos nossa posição transparente em todas as atividades que exercemos!

#velsis #complianceteam #compliance

Veja mais notícias

Notícias

Os benefícios dos radares para a sociedade

Os impactos sociais e econômicos causados pelos  acidentes de trânsito, e os benefícios das soluções de  monitoramento em alta velocidade nas ruas e rodovias do